Como fazer reconstrução capilar: Passo a passo

Diferente da pele que se regenera e se recupera sozinha de pequenos danos, o cabelo não consegue se regenerar de forma natural por este motivo, é necessário seguir todas as etapas do cronograma capilar e um dos passos mais importantes desse processo é a reconstrução ela tem a função de devolver á fibra capilar, em especial a queratina que se perde por vários fatores do dia-a-dia, seja água do chuveiro quente, uso de secador e chapinha como também, o excesso de químicas como tinturas e alisamentos.

Com o tempo você vai perceber que seus fios estão quebradiços, porosos e com aspecto nada saudável quando isso ocorre ele não consegue se reparar sozinho, por este motivo a importância da queratina que devolverá a resistência, força e saúde ao fio, existem tratamentos intensivos de salão ou também, opções bem baratinhas de produtos que podem ser usados em casa.

Eu mesma já cheguei a pensar que somente fazer hidratações semanalmente já seria o suficiente para manter meus cabelos brilhantes, macios e saudável, mas o que eu percebia que o meu cabelo ficava bonito e com aparência de bem cuidado somente no dia da hidratação, a verdade é que nossa fibra capilar é formada por muitos outras substâncias que vão se perdendo gradativamente devido a fatores mencionados acima.

O que é reconstrução capilar?

Como o próprio nome já diz a reconstrução capilar é um tratamento que consiste na reposição de proteínas criando uma espécie de selagem nas cutículas. Este processo irá proteger seu cabelo de danos externos, trazendo muito mais força, brilho além, de renovar a saúde dos fios sendo, ideal para quem faz algum tipo de química.

Leia também:  Penteados para Casamento 2021: Para Convidadas, Madrinha e Noiva

Teste de Porosidade Capilar com copo d’água

Uma forma inusitada de descobrir o que seu cabelo está precisando é fazendo o teste de porosidade com copo d’água, ele é simples e rápido. Tire um fio do seu cabelo e separe um copo com água e veja, as instruções abaixo

    • Se o fio ficou boiando, o nível de porosidade está baixo isso, significa que seu cabelo precisa apenas de hidratação.
    • Notou que o fio ficou no meio do copo, a porosidade dele está média então, será necessário apenas nutri-lo.
    • Se o fio afundou por completo, a porosidade está alta o ideal é que você foque na reconstrução quando for elaborar seu cronograma.

Quando fazer reconstrução capilar?

Além de fazer a reconstrução em salão de beleza, você pode estar comprando produtos bons e assim, fazer em casa o que economizará bastante. O ideal é que você faça á cada 15 dias. Use produtos que contenham grande quantidade de colágeno, queratina, aminoácidos, silicones e creatina em sua composição estes produtos ajudam a recuperar a fibra do cabelo.

Reconstrução capilar como fazer?

1º Passo: Diferente dos shampoos comuns o anti resíduos possuí o Ph mais alcalino acima de 7 por isso, você deve ter cautela ao usa-lo, recomenda-se usa-lo somente antes de tratamentos repositores de massa para que o produto entre de fato na parte do córtex que fica na parte interna dos fios. Lave os cabelos com o shampoo anti resíduos, enxague e depois, faça outra lavagem com shapoo comum.

2º Passo: Pegue uma toalha de algodão e aperte nos fios para retirar o excesso de água.

3º Passo: Aplique a máscara de reconstrução em todo o cabelo, escolha uma boa máscara, de preferência para as que possuem altas quantidades de queratina.

Leia também:  44 Cortes de cabelo curtos: tendências e fotos para 2021

4º Passo: Por fim, aplique um leave-in de sua preferência ou mesmo, um pouco de queratina nos fios.