Como Organizar Guarda Roupa: Dicas para otimizar espaço

Organizar o guarda roupa não é algo que as pessoas levam tanto á sério quando comparado as demais obrigações da casa, geralmente só nos damos conta que precisamos organizar as roupas na hora da pressa quando precisamos sair e deparamos com uma montanha de roupa entulhada mas, que nada serve para aquele momento é nesta hora que o caos se inicia, pra que este problema tenha um fim é só tirar alguns minutinhos e unir ideias simples de organização como maneiras diferentes de dobrar ou pendurar algumas peças, estas e outras dicas fazem a total diferença tornando sua vida bem mais prática, sem contar o quarto que ficará bem mais leve com tudo arrumadinho!

Para ajuda-los nesta missão separamos várias dicas indicadas por personal organizer essas dicas trazem mais praticidade para o seu dia-a-dia além, de proporcionar mais funcionalidade e praticidade de acordo com suas necessidades por isso, o mais indicado é garimpar as sugestões e apostar nas que mais se encaixa com suas necessidades e com o tamanho do seu closet.

Além de desgastante e estressante ter o guarda roupa bagunçado só te causará atrasos, eu não sei vocês mas, quando minha casa está toda organizada isso me traz uma sensação incrível de paz. A primeira coisa que você deve fazer é tirar todas as roupas de dentro do armário depois, faça uma seleção eliminando as peças que não serve mais ou que você não gosta de usar por, último separe por categorias roupas de inverno, blusinhas, calça, shorts e saias, vestidos, pijamas, acessórios e outros… Dê uma boa limpada por dentro e por fora do armário por fim, siga as dicas abaixo:

Como Organizar Guarda Roupa

1- Desapegue:

Seu guarda roupa está cheio mais sempre que você vai sair nenhuma roupa serve ou não fazem mais o seu estilo? Chegou a hora de desapegar assim, você saberá direito o que serve e o que não serve mais. Para ficar mais fácil faça três montinhos, confira abaixo:

  • Jogar fora: neste montinho ficaram as roupas que estão surradas, ou seja o que não será de serventia para você não servira para os outros. Não doe peças velhas.
  • Doação: engordou, emagreceu ou mudou de estilo, faça alguém feliz estas peças que já não são uteis mais para você pode aquecer alguém no inverno, desapegue isso te polpará espaço e fará o dia de alguém feliz.
  • Todo mundo já comprou uma blusinha, vestido ou calçado em um momento de empolgação? Eu mesma gastei uma nota na compra de uma bota que achei linda na loja mas, que depois não consegui usa-la, se você tem alguma peça assim talvez dê para você resgatar ao menos uma parte do dinheiro. Ofereça para suas amigas e familiares, faça um precinho camarada quem sabe assim, você consiga recuperar o dinheiro, dê uma pesquisada em grupos de facebook ou whatsapp da sua cidade lá você poderá negociar seja, pra venda ou troca por algo que você goste.
  • Manter: As roupas que entrarem nesta categoria são as que voltaram para dentro do seu armário. Roupas estas que você gosta e usa sempre.
Leia também:  Colcha de crochê: Passo a passo e 30 Gráficos para Baixar

2- Determine espaço:

Defina um local para cada coisa, assim você sempre saberá onde está cada peça. Aqui em casa eu separo uma parte do guarda roupa para roupas de ”ficar em casa” e para as roupas de ”sair”.

3- Invista em cabides:

Se for possível compre cabides iguais, caso você já tenha cabides variados separe por tipos diferentes depois, coloque todos os ganchos virados para dentro isso, facilitará bastante quando você for procurar ou pegar uma peça de roupa além, de trazer um visual agradável. Os cabides de madeira são mais resistentes e trazem um charme a mais ao visual do guarda roupa.

4- Separe pelos tipos e estilos de roupas:

Crie uma separação de um jeito que faça sentido para você exemplo, coloque as roupas de calor separada das roupas de frio, as calças dos shorts e assim, sucessivamente… Separe as roupas de ficar em casa, peças de tecido mais nobre e delicado devem ser pendurados em cabides específicos e com capas de proteção, desta forma elas não ficaram danificadas.

5- Invista em organizadores:

Organizadores tem como objetivo aproveitar todo e qualquer espaço do seu guarda roupas além, de deixar tudo mais arrumado e fácil de achar. Existem opções incríveis de organizadores como os de colmeias, cestos, caixas e os de gavetas que possuem repartições para meias, calcinhas e sutiãs.

Estes tipos de itens podem ser encontrados facilmente em lojas de 1,99, lojinhas japonesas ou mesmo, em lojas de departamento que possuem itens de decoração e organização do lar. Detalhes simples como estes ajudam a manter o guarda roupa sempre arrumado, por este motivo dê uma pouco mais de atenção os pequenos detalhes como o modo que você dobra as peças isso fará a total diferença.

Leia também:  Colcha de crochê: Passo a passo e 30 Gráficos para Baixar

6- Troque de lugar as roupas da estação:

Deixar as blusas de lã, jaquetas e calças de inverno tumultuado dentro do guarda roupa sendo que está no verão, só tornará tudo muito confuso na hora de sair e também, pode acabar sujando ou ficando com cheiro de guardado, a melhor coisa a se fazer é trocar as roupas de lugar na mudança de estação use sacos plásticos space-bag assim, elas permaneceram sempre cheirosas até que você precise usa-las novamente.

7- Separe as roupas por cores:

Além, de separar por tipos de roupas você pode também, separar por cores isso facilitará na hora de montar combinações de looks e ficará bem mais atraente aos olhos.

8- Organize as meias para ganhar mais espaço nas gavetas

Tenho certeza que você dobra suas meias tipo ” bolinhas” isso pode parecer o mais indicado porém não é, porque com o tempo elas podem ficar esticadas principalmente na parte do tornozelo. Existem várias maneiras inteligentes e fáceis de dobraduras, inicialmente você terá um pouco mais de trabalho porém, o resultado é surpreendente!  Veja abaixo um vídeo bem legal que otimizará espaço nas suas gavetas e deixará tudo mais organizado.

9- Como guardar biquínis:

Separe uma gaveta específica para seus biquínis e maiôs mas, se seu guarda roupa for pequeno não tem problema arruma uma caixa mais ”bonitinha” aquelas de presente servem super bem. A calcinha do biquíni deve ser guardada em forma envelopada, já os sutiãs com bojo arrume de um jeito que não amasse ou danifique, colocar os biquínis parzinho por parzinho dentro de saquinhos também, é uma ótima aposta.

10- Cobertas e edredons:

Tanto cobertas quanto edredons mais fininhos podem ser guardados em forma de rolinhos e guardadas em nichos. Já as cobertas mais grossas e pesadas dobre-as em formato envelope ou dobre normal fazendo algumas pilhas.

11- Como guardar botas:

Para não dobrar e acabar ficando toda marcada, coloque enchimentos próprio ou papelão para que os canos fiquem altos ou guarde com cabides específico.